AÇUDE NOVO

O Açude Novo ou Parque Evaldo Cruz é um parque na cidade brasileira de Campina Grande em formato circular que fica no Centro da cidade, próximo ao Parque do Povo. Tem área de 46.875 m² e teve custo de construção no valor de Cr$ 7.500.000,00, como consta em sua placa de inauguração.

O antigo Açude Novo foi construído no ano de 1830 com o objetivo de abastecer a população de água por conta da seca na época.

Atualmente, o Açude Novo é um dos cartões postais da cidade e também um espaço de lazer, diversão e cultura para seus habitantes.

AÇUDE VELHO

 

O Açude Velho foi o primeiro açude que Campina Grande já teve. Foi construído por causa da seca que o Nordeste enfrentou de 1824 a 1828. Assim, a construção do Açude Velho pelo governo provincial da Paraíba foi iniciada em 1828 e concluída em 1830, sendo, por quase um século, o maior açude de Campina Grande.

 

 

 

MONUMENTO OS PIONEIROS DA BORBOREMA

As estátuas intituladas de "Os Pioneiros da Borborema" foram inauguradas no dia do centenário da cidade, como uma homenagem, no dia 11 de outubro de 1964. A construção do monumento foi decidida por quase unanimidade entre os integrantes da comissão responsável pelas comemorações dos 100 anos de emancipação política Campina Grande.

O monumento é constituido de três figuras representativas: o índio, a catadora de algodão e o tropeiro. O índio representa a orig

em primitiva da cidade e sua força de luta. A catadora de algodão representa a força da mulher e o acentuado desenvolvimento industrial da cidade gerado pelo ciclo algodoeiro. O tropeiro personifica o comércio e a resistência do povo campinense. O monumento tem sua frente em direção ao nascer do sol, demonstrando o progresso e a esperança com o futuro. Por muitos anos as estátuas indicavam a chegada à Campina Grande para quem chegava da capital e outras cidades do leste.

 

MONUMENTO JACKSON E GONZAGÃO

 

 

Estátuas de bronze de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro foram construídas em homenaegem a esses icones da musica nordestina nas margens do Açude Velho.

 

 

 

 

PARQUE DA CRIANÇA

Fundado em 1993, no Dia das Crianças, o maior parque da cidade. 6.700 metros quadrados com pista de um quilometro pra caminhada, rampa de skate, parque com escorregos, balanços e ouras estruturas para crianças, além de áreas gramadas, campos de futebol de areia, vôlei, quadras, pistas de bicicross, sorveterias, lanchonetes e quiosques cobertos para relaxamento. O lugar é marcado por comemorações abertas ao publico de datas comemorativas e programas sociais e esportivos. Não é raro encontrar sempre um grupo de capoeira treinando, por exemplo.

 

 

PARQUE DO POVO

O Parque do Povo, situado em Campina Grande - PB, é uma área descoberta com a função de sediar alguns eventos da cidade. É conhecida por sediar a festa junina de Campina Grande desde 1983.

O Parque do Povo possui uma área de 42 mil e 500 metros quadrados situada no centro de Campina Grande. É no Parque do Povo que se situa a "Pirâmide do Parque do Povo", que é a única área coberta do Parque, em formato de uma pirâmide.

O momento em que o Parque do Povo fica mais próximo de estar lotado é durante o São João de Campina, quando chega a ter uma média de 100 mil pessoas por noite e mais de 300 barracas, bares e restaurantes abertos (além dos palcos, etc).

 

VILA DO ARTESÃO

 

 

A vila do Artesão é o lugar onde você encontra em um só lugar tudo o que Campina Grande tem de melhor para oferecer em artesanato.Toda a criatividade dos nossos artistas dos mais diversos estilos em todos os segmentos.

 

 

 

 

MUSEU DE ARTES ASSIS CHATEUBRIAND

MAAC2

 

O Museu de Arte Assis Chateaubriand (MACC) é um museu de arte brasileiro, localizado na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Foi criado em 1967, fruto da Campanha Nacional dos Museus Regionais, idealizada pelo magnata das comunicações Assis Chateaubriand, que tinha por objetivo dotar as diferentes regiões do Brasil com expressivos acervos de arte. Foi administrado pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne), uma instituição privada sem fins lucrativos, que atualmente se chama Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

 

MUSEU DE ARTE POPULAR DA PARAÍBA(MUSEU DOS TRÊS PANDEIROS)

Museu-dos-tres-pandeiros

 

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, está localizado às margens do Açude Velho na cidade brasileira de Campina Grande, estado da Paraíba. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sendo sua última obra, o museu faz parte da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Foi inaugurado no dia 13 de dezembro de 2012.